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25.11.2015 |
Ministro vem a SC, mas não fala sobre obras e atrasos em rodovias

Tão apertado quanto as fitas entrelaçadas para descerramento da placa de inauguração da nova sede regional da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) em Santa Catarina é o nó que o ministro dos Transportes tem que desatar para resolver o imbróglio entre as obras emperradas e a necessidade de duplicação das rodovias catarinenses. 

Sem conseguir dar explicações sobre as falta de recursos para conclusões emergentes das estradas federais, Antônio Carlos Rodrigues, foi taxativo ao chegar em Florianópolis para a inauguração da nova estrutura federal no Estado: – Eu vim falar da inauguração da ANTT. Das obras a gente fala depois – disse. Com um aparato de assessores e acompanhado do diretor-geral da Agência Nacional dos Transportes, Jorge Bastos, e do deputado federal Jorginho Mello (PR), Rodrigues inaugurou a nova sede da ANTT em São José, na Grande Florianópolis, criada para fiscalizar as concessões que devem ocorrer a partir de 2016. Após o discurso das autoridades, Rodrigues teve dificuldade de oficializar a inauguração porque o nó das fitas era apertado demais. 

Em poucas palavras, ele falou sobre a importância da nova sede para Santa Catarina, mas deixou de responder sobre a continuidade das obras nas BRs470, 282 e 101. No início deste ano o governo federal anunciou cortes no orçamento das obras nas principais rodovias federais, bem como adiou de 2017 para 2022 a conclusão da duplicação da BR-470. Falta de recursos e desapropriações travam a duplicação da via considerada a mais importante economicamente e uma das mais perigosas no Estado. Outra preocupação é a duplicação da BR-282. Pelo estudo da ANTT, o trecho concedido e duplicado iria de Chapecó até o Trevo de Irani, no entroncamento com a BR-153, mas entidades catarinenses temem que a concessão ligando SC ao Paraná desloque as exportações das agroindústrias para os portos do Estado vizinho, prejudicando os portos. 

Outro problema é na BR-101 sul, onde obras complementares no Morro do Formigão e a construção da ponte Cavalcanti, em Tubarão, formam um gargalo e filas no trecho. Por meio de mensagem pelo celular, a assessoria de imprensa do ministro respondeu que as prioridades para Santa Catarina são as BRs 470, 163 e 282, além de finalizar a duplicação do trecho sul da BR-101. O superintendente regional do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) Vissilar Pretto frisou que a previsão de concluir as obras na BR-101 antes do verão não deve se concretizar por conta da chuva. Ambas ficarão para ano que vem. 

Ponto de descanso em Santa Cecília

Santa Cecília, localizada no Planalto Norte de SC, terá um Ponto de Parada e Descanso (PPD). A estrutura é uma antiga reivindicação dos caminhoneiros. O local, no km 145 da BR-116, foi escolhido por ser um ponto estratégico próximo às divisas no Paraná e Rio Grande do Sul. 

A área de 120 mil metros quadrados, com 126 vagas para estacionamento de caminhões, servirá para descanso dos motoristas. A maquete foi apresentada ontem durante a inauguração da agência da ANTT. O projeto que terá um custo estimado de R$ 18 milhões deverá ser modelo para a construção de pontos de parada em outras rodovias do país concedidas à iniciativa privada ou não. A obra está prevista para iniciar em março de 2016 com conclusão em outubro do mesmo ano. 

A Federação das Empresas de Transportes de Cargas e Logísticas de SC (Fetrancesc) será a administradora do local que trará uma unidade do Sest/Senat, salas para palestras, odontologia e jogos.

Fonte: Diário Catarinense on line,16/11/2015, 22h39min

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