Após desabamento da ponte Tancredo Neves, prefeitura de Itajaí vai fazer projeto para nova travessia |
Estrutura era o principal acesso usado por moradores dos bairros Cordeiros e São Vicente
A Defesa Civil de Itajaí esteve no local junto com a empresa responsável pelo projeto de reforma para analisar o que pode ter provocado a queda – já que foi emitido um laudo descartando a possibilidade de desabamento.
A ponte estava parcialmente interditada desde outubro, quando a estrutura sentiu os efeitos do período prolongado de chuvas e houve rebaixamento do asfalto. Apenas pedestres, ciclistas e motociclistas estavam autorizados a fazer a travessia.
Em novembro, um laudo apontou que as fundações estavam intactas – porém, a estrutura teria perdido resistência no solo. Com isto, a ponte cedia um milímetro por dia, conforme informaram os técnicos na época. A reforma da ponte seria licitada nesta semana.
O secretário de Obras, Tarcísio Zanelato, informou que a primeira medida foi isolar o local para que nenhum morador corra riscos. De acordo com ele, agora a prefeitura vai buscar uma alternativa para passagem de pedestres, ciclistas e motos, já que a ponte era uma das principais ligações entre os bairros Cordeiros e São Vicente.
– Enquanto isso também vamos trabalhar no projeto da nova ponte, que é prioridade. Tudo será avaliado, mas ela poderá ser construída no mesmo local ou ao lado – explica.
Fonte: O Sol Diário on line, 15/12/2015.
|