LOTE 2 DA BR-470 FOI O ÚLTIMO A TER A ORDEM DE SERVIÇO ASSINADA |
O solo entre os quilômetros 18 e 44 é argiloso, ou seja, é mole e pode interferir no resultado da duplicação, provocando ondulações
O lote 2 da BR-470 tem mais de 26 quilômetros de extensão e foi o último a ter a ordem de serviço assinada, em junho deste ano. Quem passa pelo local percebe que o trabalho ali é diferente dos outros trechos. O solo entre os quilômetros 18 e 44 é argiloso, ou seja, é mole e pode interferir no resultado da duplicação, provocando ondulações na pista.
Veja o andamento de cada lote:
Para solucionar o problema é preciso drenar parte da área para eliminar a umidade e assentar a terra. O procedimento é feito entre os quilômetros 27 e 30,5. De acordo com o operador Michel Matheus Lameira, a área que precisa ser tratada recebe uma manta plástica e porosa e por cima uma camada de areia.
Depois que a areia é compactada outro equipamento perfura o solo a 20 metros de profundidade e instala um geodreno – espécie de cano de malha – que retira a umidade da área profunda e traz à superfície. São feitos vários pontos de geodreno. O local recebe mais uma manta e nova camada de argila, que vai armazenar a água retirada da parte profunda. Feita a instalação, segundo Lameira, é necessário esperar seis meses para que a terra passe por drenagem e compactação. Depois o material é removido e o terreno recebe pavimentação.
Realocação da rede de gás
Além das desapropriações, outro desafio para o andamento das obras de duplicação da BR-470 é a realocação da rede de gás natural. A SC Gás informou que não há mais pendências: a empresa que fará o trabalho já passou por processo de licitação e está pronta para começar. Porém, para emitir a ordem de serviço a SC Gás precisa do cronograma de obras do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT), que ainda não foi liberado.
O Santa também pediu o cronograma da duplicação da rodobia federal ao DNIT há 229 dias, através da Lei de Acesso à Informação, mas ainda não recebeu o documento.
Fonte: Jornal de Santa Catarina, 27/09/2014.
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